quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Antropologia 2 - Conteúdo para prova


Na última aula de antropologia o professor deu uma aula show... de Constitucional! Eu achei a melhor aula de antropologia até agora! Kudos para o professor!

No final da aula perguntamos como seria a prova. Eis a resposta!




Algumas questões de marcar V ou F sobre Epimeteu e Prometeu, sobre Protágoras e Sócrates, sobre se a natureza determina os comportamentos, se os comportamentos são inatos ou adquiridos.

A questão mais importante vai ser escrever o que você entendeu sobre o que é inatismo, o que é aquilo que já está na criatura antes dela nascer, e o que é o que vem depois com o tempo. Lembrando do texto percebemos o que é comum e o que é individual, particular, nas culturas humanas (ex. língua e linguagem).

Que significa inatismo e que significa cultura?
A humanidade se caracteriza por aquilo que ele adquire, o que existe de natural no humano existe de natural em outras criaturas. Não há natureza humana. O que é inato e que o ser humano traz em si, e isso é o mesmo que a natureza também traz. Mas o que é inato não determina a humanidade, e sim a cultura, e a cultura é o que é adquirido. A natureza é única, mas a cultura é diversificada.

Outra questão será sobre diversidade cultural, ou será ainda na mesma? Não entendi direito.

Quando surgiu uma enorme diversidade cultural no planeta?
A partir do século XV, a redescoberta da Antiguidade e a multiplicação de viagens deram um conhecimento muito mais profundo da diversidade de culturas”. p.11

Qual o alcance que os filósofos deram na época?
Os filósofos, contudo, apenas deram a isso um alcance limitado”. p.11

Quando a ciência surge ela é de campo. Quem é o primeiro a fazer campo?
Malinowski.

Como foi essa primeira pesquisa de campo?
Bronislaw Malinowski, jovem antropólogo polaco estabelecido em Inglaterra, estava de passagem na Austrália quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial. Como era súbtido austríaco e dessa forma, formalmente, um inimigo, confrontou-se com a impossibilidade de regressar à Europa enquanto durou o conflito. Aproveitou este exílio forçado para estudar os habitantes das ilhas Trobriand. Viveu dois anos entre eles, montando a sua tenda no meio das suas aldeias, aprendendo sua língua, participando tanto quanto podia nas suas actividades quotidianas, expedições e festas, tudo anotando em seu caderno”. p.13-14

Qual a visão de Malinowski sobre a ciência? Havia uma ciência adequada ou não?
A Etnografia está numa situação penosamente ridícula, para não dizer trágica: no momento exacto em que se começa a pôr ordem no seu trabalho, a forjar os seus próprios instrumentos e a empreender a tarefa que lhe é cometida, o material do seu estudo dissolve-se com uma rapidez desesperante”. p.14

Para ele a ciência era adequada para estudar as culturas, mas o problema é que ele achava que as culturas desapareceriam antes de ser possível estudá-las.

Texto base: SPERBER, Dan. O saber dos antropólogos: três ensaios. Introdução. 

É isso, depois dessas duas semanas de torturas e pesadelos... Sorria e acene!

2 comentários:

  1. Nossa achei q ja tinha passado o pior, agora percebi q não sei praticamente nada dessa matéria oO

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